segunda-feira, 21 de maio de 2007

3.1 - Entendendo os donos de escravos...

A escravidão não nasceu no Brasil, ela já existia a milhares de anos. Um exemplo é o império romano, mas os escravos dos romanos não eram negros, aqueles escravos eram conquistados nas guerras, ou pessoas endividadas pagando a divida com a liberdade. E como a península ibérica fazia parte de uma província romana, eles já conheciam a escravidão.

Assim supomos facilmente a razão de os portugueses já usarem mão de obra escrava em suas terras e províncias. Neste caso os negros africanos capturados por seus inimigos na áfrica ou pelos próprios portugueses. Haviam muitas guerras entre as tribos africanas, e os portuguese forneciam armas para algumas dessas tribos que depois de vencida a guerra vendiam seus prisioneiro de guerra para os portugueses em troca de armas. E os portugueses traziam esses negros como escravos para o Brasil.

Naquela época na mente dos brasileiros e europeus, o trabalho escravo era algo comum que conheciam desde jovens. E para os brasileiros a escravidão era o mesmo que ser pobre.

Nenhum comentário: