quarta-feira, 9 de maio de 2007

1.2 Entendendo os Americanos

A maioria dos estudiosos acham que a mais de 40 mil anos, seres humanos sairam do norte da china e foram rumo a américa. Nesse periodo, o nivel dos oceanos abaixou varios metros e o gelo avançou entre a russia e o alasca, formando uma ponte de gelo em pleno oceano. Por causa disso , os filhos dos primeiros exploradores asiaticos puderam ser considerados os primeiros americanos.
A milhares de anos, esses americanos se espalharam pela america com suas familias. Cada grupo foi se alojando e desenvolvendo os lugares em que habitam. Desse modo cada lugar tinha um modo de viver diferente. Diversas culturas se desenvolveram, ao norte do planeta surgiram os esquimós, na américa centreal desenvolveram grandes cidades habitadas pelos maias, onde é o peru hoje, surgiu um grande império comandado peo povo Inca, nas florestas do sul surgiram grandes povos indigenas. Dentre esses povos se chamavam Jê, e a outra, Tupi.
As familias Jê e Tupi possuiam milhares de tribos e cada uma tinha um nome diferente. Em 1500, os portugueses encontraram os Tupis em porto seguro, e não os Jês. Os tupis expulsaram os botocudos para o interior. No mesmo periodo os indios de São Mateus tiveram que sair para uma grande guerra. Somente depois de dois seculos os botocudos conseguiram voltar para suas terras, porque os tupis deixaram essas terras. Com esses dados podemos perceber que a guerra fazia parte da vida do índio e que ele demonstrou coragem ao encarar os inimigos portugueses. A diferença era a tecnologia das armas portuguesas em relação aos indios e doenças trazidas pelos inimigos.


resumo do livro Rio Cricaré

por:
Felipe albuquerque de Carvalho
Raul Rodrigues Leite

turma: V4

Nenhum comentário: